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Enviada em: 22/05/2018

A série Mad Men retrata o surgimento das agências publicitárias. Embora seja uma obra ficcional, ela mostra a objetificação da mulher na publicidade. Não há dúvida que isso ocorre, não só pela aceitação dos órgãos de comunicação, mas também pela criação cultural da sexualização do corpo feminino.         Primordialmente, a mídia estimula a visão de que mulheres são objetos. Nessa perspectiva, a Escola de Frankfurd defendeu que veículos de comunicação determinam o agir e o pensar das pessoas. Assim, a internet e os canais de televisão, ao bombardearem os indivíduos com propagandas machistas acabam incentivando que empresas produzam comerciais cujas moças sejam o produto.         Outrossim, é preciso analisar a construção da sexualização da estética feminina. Sob esse viés, a cultura está intimamente relacionada com o problema. Na obra O cortiço isso fica claro, uma vez que a personagem Rita Baiana apenas é retratada como um símbolo sexual. Por conseguinte, a publicidade utiliza esse pensamento enraizado nas sociedades para vender produtos.        Fica claro, portanto, que tanto a mídia, quanto valores culturais machistas estimulam a objetificação da mulher na publicidade. Logo, cabe aos canais de televisão combaterem propagandas estereotipadas do corpo feminino, isso pode ser feito pela transmissão de campanhas de conscientização no horário nobre, a fim de impactar o público sobre o problema. Ademais, é dever das escolas mudarem a visão arquétipo das moças como simbolo sexual, por meio de palestras para os alunos, com o objetivo de conscientizar os jovens do futuro.