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Enviada em: 02/05/2019

Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. No entanto, no que tange a objetificação da mulher nos meio midiáticos, recai sobre o  homem inibir essa prática de publicidade. Nesse contexto, deve-se analisar o machismo existente na sociedade e, também o papel da educação na formação do cidadão para que possa amenizar essa problemática.   Em princípio, é importante destacar que a formação da sociedade brasileiro foi ao moldes do patriarcalismo cultivando o costume machista. Ainda sob esse ângulo, a filósofa Hannah Arendt, com o conceito "a banalidade do mal", afirma que o pior mal é aquele visto como algo cotidiano. Haja vista que que a cultura machista é vista como algo banal, porém representa uma grande desfavorecimento e impulsionando as publicidades que se utiliza a objetificação da figura feminina.   Ademais, consoante o pedagoga Paulo Freire "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", assim a educação é fundamental para a formação de indivíduos mais consciente. Nesse viés, o ensino tornou-se um aliado para a descontinuação da objetificação da mulher nas propagandas que exita o consumismo, contribuindo para o desenvolvimento de direitos que viabiliza a igualdade dos gêneros que convive em sociedade.   Portanto, mediante os fatos expostos, medidas deve ser tomadas, a fim de melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Educação, por meio de palestras e grupos de debates, ministrados por sociólogos e educadores sociais direcionados para os jovens e com a participação dos responsáveis possa inibir que a cultura machista prolifere para as futuras gerações, assim as publicidades com objetificação feminina não causa impactos e não induza ao consumismo. Outrossim, o Ministério da Justiça, deve aplicar multas para as empresas e aos meios de comunicação social que vincule propagandas que coloca a mulher como objetos, somente assim poderá romper os moldes do machismo presenta na sociedade.