Materiais:
Enviada em: 08/07/2019

De acordo com o médico Augusto Cury, o sonho de igualdade só pode ser construído em um terreno de respeito pelas diferenças. Analisando tal pensamento, observa-se a importância do respeito para obter a igualdade de direitos. Entretanto, uma parcela da população é vítima do desrespeito e da desigualdade social pelo fato de serem tratadas como objetos sexuais nas campanhas publicitárias por serem do sexo feminino. Dessa maneira, é crucial combater tal problemática, a qual está vinculada a reflexos históricos e a esteriótipos criados pela mídia.        A princípio, no período patriarcal, as mulheres eram submissas aos homens e tinham como "dever" de cuidar do lar e satisfazer seus maridos sexualmente. Em relação a isso, tais ideologias machistas também estão presentes nos dias atuais, tendo como exemplo, esteriótipos da mulher como objeto, em propagandas como a da cerveja Skol, na qual utiliza a imagem feminina de forma sexualizada para fins lucrativos. Por conseguinte, para comprovar tais fatos pode-se destacar dados de um estudo realizado pela agência Heads Propaganda, apenas 5,13% dos comerciais empoderam mulheres. Isso significa, portanto, que cerca de 21 milhões de reais do investimento em mídia são gastos com peças que reforçam esteriótipos de gênero.       Outrossim, segundo o filósofo Karl Marx, " o mundo das pessoas é desvalorizado na mesma proporção que o mundo das coisas é valorizado". Analisando esse pensamento, nota-se a busca exagerada pelo capital financeiro como um mal para sociedade. Além disso, pode-se destacar a objetificação da mulher na publicidade para obtenção de lucro, porém tal fato é extremamente prejudicial para com a população, tendo em vista que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens e devem ser tratadas de igual modo. Dessa forma, parafraseando o ativista Michel Focault, é necessário mostrar às pessoas que elas são livre de ideologias errôneas.       Considerando os aspectos mencionados, fica evidente a necessidade de medidas para reverter essa situação. O estado deve investir em campanhas midiáticas de combate a objetificação da mulher na publicidade para fins lucrativos, visando atenuar a visão preconceituosa da sociedade e por consequência mostrar a igualdade de direitos em prática. Então, será possível garantir um direito primordial da mulher: o respeito. Só então poder-se-à construir o terreno de respeito pelas diferenças citado pelo médico Augusto Cury.