Materiais:
Enviada em: 16/07/2019

Marginalização da figura feminina      A objetificação da mulher na publicidade é um grave problema no Brasil.A mídia é um recurso amplamente utilizado não só na propagação de notícias como também é precursora de ideias e opiniões,mesmo que em anúncios mercadológicos.No entanto,percebe-se que a publicidade brasileira utiliza-se largamente de recursos imagéticos femininos que,majoritariamente,causam algum tipo de retaliação maléfica ao gênero,repercutindo drasticamente na consolidação da igualdade entre os sexos.      Primordialmente,é vital salientar acerca das origens da questão.Para compreender de modo satisfatório é necessário recorrer à pré-história.Durante esse período surge a noção de propriedade privada,sendo a mulher parte integrante que,a partir desse momento,passa a ser subjulgada e tratada como objeto,perpetuando-se até os dias recentes.      Outrossim,é crucial mencionar a respeito da conjuntura contemporânea.Com a vigência do capitalismo exacerbado e a amplificação da disseminação da propaganda como sua ferramenta essencial,a mulher passou a ser,de fato,parte integrante desse processo.Assim,vinculou-se de forma massiva inúmeros produtos destinados aos homens à figura feminina,principalmente no que tange a sexualidade,visto a busca por angariar um maior número de vendas,seja de forma velada ou mesmo explícita.Com isso,a mulher passa a ser vista como um ser sujeito aos anseios masculinos.      Além disso,é de suma importância mencionar sobre os reflexos do impasse.Conforme o andamento dessa publicidade evidenciou-se a amplificação de alguns problemas já vivenciados pelas mulheres como a violência doméstica seja ela física,psicológica,sexual e,essencialmente a simbólica,na medida  que vigora largamente nos dias hodiernos.Dessa maneira,a mulher é vista como inferior,incapaz e sujeita à vontade masculina sendo,por isso,marginalizada e excluída.Outro fator relevante deve-se aos constantes assédios ,estupros e violações do corpo feminino,prejudicando não só a integridade física como também a psicológica e social que,por vezes,possui consequências irreversíveis.      Diante do exposto,portanto,é sine qua non que a objetificação da mulher na publicidade seja abolida.Para isso,e imprescindível que o judiciário estabeleça normas e leis mais rigorosas,ao Ministério Público cabe deve investigar e punir junto aos Órgãos reguladores as publicidades que desviem essa conduta.Ademais,é incontrovertível que as ONG’s,redes sociais e escolas em conjunto, instruam a sociedade sobre a importância da desconstrução da mulher como objeto por intermédio de palestras e diálogos.Além disso,é fundamental que as famílias por meio de exemplos e diálogos estabeleçam o respeito entre os sexos.Dessa forma,uma sociedade justa e respeitosa se consolidará efetivamente.