Materiais:
Enviada em: 24/08/2019

A publicidade tem como objetivo principal atrair o público-alvo de um certo produto, de diferentes maneiras, a fim de aumentar as vendas do mesmo. Embora muitas propagandas sejam criativas e inovadoras, algumas utilizam a mulher, de forma apelativa, para chamar a atenção do consumidor e ,com isso, reforçar o machismo no Brasil. A cultura machista e a falta de pressão popular contra a objetificação da mulher são as principais causas dessa problemática.           Primeiramente, nota-se que a educação tem papel fundamental para a mudança dessa cultura histórica brasileira. Essa afirmação é embasada pelo pensamento do filósofo Immanuel Kant, segundo o qual a pessoa é aquilo que a educação faz dela. A maioria dos comerciais de cervejas, por exemplo, utilizam o corpo da mulher para atrair o consumidor e, por isso, as escolas tem o dever de mudar o comportamento passivo dos alunos em relação à casos semelhantes.     Em segunda análise, observa-se que para haver mudanças significativas, é necessário a pressão popular. Embora projetos de leis estejam sendo trabalhados na Câmara dos Deputados, a população tem o papel cobrar dessas empresas, mudanças no teor machista das propagandas. Se o consumidor não compra a ideia do comercial, por conseguinte, haverá a diminuição de anúncios similares.          Em virtude disso, é preciso que haja modificações no modo de pensar e ações dos brasileiros referente à isso. Dessa maneira, o Estado deve romper a herança machista, por meio da educação nas escolas, aumentando o foco em temas relacionados à igualdade de gênero para que as próximas gerações não sejam passivas à propagandas que objetificam as mulheres, por exemplo.         Paralelamente, a população deve pressionar o governo e as empresas a aprovar leis e parar a produção de comerciais desse tipo, respectivamente. Isso ocorreria mediante à manifestações nas ruas e redes sociais com intuito de diminuir a objetificação da mulher na publicidade.