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Enviada em: 22/04/2017

Durante os anos 60, impulsionadas por ideais libertários, mulheres ao redor de todo o mundo se organizaram com o intuito de questionar a ordem patriarcal vigente. Esse movimento ficou conhecido como "Revolução Sexual", pois centrava sua discussão na forma pejorativa e agressiva à qual o sexo feminino era representado nas diversas mídias. Embora tenha transcorrido meio século, a objetificação feminina, sobretudo na publicidade, ainda é uma realidade, seja pela completa falta de empatia de agências, seja pela manutenção do machismo nesse meio.    É preciso considerar, antes de tudo, o papel da publicidade na contemporaneidade. Desde a crise de 1929, o setor de bens e consumo percebeu a importância das vendas frequentes para evitar outra grande baixa em suas ações. Dessa forma, a publicidade ganhou destaque ao promover seus produtos de variadas maneiras. Entretanto, essa percepção acompanhou também os caráter apelativo dos anúncios, pois centraram-se na busca de lucros ainda maiores, excluindo, em muitas vezes, o bom senso ou normalizando atos e práticas agressivas a diversos grupos, como às mulheres.     Dessa maneira, também ganha destaque a persistência do patriarcalismo no setor comunicativo. É notório que o mercado publicitário ainda carrega valores anacrônicos à nossa realidade, pois apresentam as mulheres a serviço dos homens. Isso pode ser ilustrado pelo comercial da cerveja Itaipava, ao qual a atriz Aline Riscado interpreta "Verão", uma servente de um quiosque que é objetificada pelos clientes por conta de suas formas físicas. Ademais, quando "tentam" dar destaque às mulheres, apresentam-as como responsáveis por tarefas domésticas, como ocorre com empresas de produto de limpeza, evidenciando ainda mais o machismo nesse meio.    Fica claro, portanto, que o machismo enraizado nos meios publicitários contribuem para objetificação da mulher. A fim de reverter esse quadro, o governo deve desestimular a veiculação desses anúncios apelativos através de multas aplicadas às agências que produzem tal material.