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Enviada em: 19/06/2017

Comumente observa-se nas diversas mídias, propagandas de modo a expor a figura feminina como objeto.Esta é uma prática antiga e,muitas vezes,banalizada.Propagandas de marcas de cervejas são as mais adeptas a esta prática,porém, não são as únicas.Os próprios nomes de algumas dessas marcas,já são alusivos à objetificação da figura feminina.O lado negativo de tal exposição exacerbada revela a propagação de uma cultura machista na sociedade brasileira e,ainda, demonstra a necessidade de mudanças nesses aspectos.     Embora tente-se combater a diferença de gênero,é notório que o público alvo das propagandas de cervejas é o masculino.Com isso,o marketing utiliza da figura feminina para chamar atenção e atrair seu público.Jamais foi visto,por exemplo,uma propaganda de modo a expor o corpo masculino em um comercial,o contrário não pode ser dito em relação as mulheres.Inúmeras são as revistas,comerciais,outdoors que se tem mulheres à disposição de homens de modo a demonstrar grau de serventia,ou seja,objeto.O machismo é tamanho,que muitas mulheres já se acostumaram com esse tratamento,de modo a achar esse comportamento algo comum da sociedade.Não obstante,o machismo não pode ser aceito por ambos os sexos,visto que só representa o retrocesso,um pensamento arcaico.    Felizmente,a conscientização tanto de homens quanto mulheres tende a crescer cada vez mais. Prova disso,é que transita um projeto de lei na Câmera dos Deputados,de modo a proibir o abuso dessas publicidades quando envolvem estímulo a agressão física ou sexual contra as mulheres.Muito ainda precisa ser feito,visto que estas propagandas ainda circulam.A questão chave é o motivo pelo qual as mulheres são tão utilizadas em propagandas de cervejas,além da sua imagem exposta,tem-se também frases apelativas.Frequentemente,as mensagens que retratam desejo sexual e objetificação,ficam subintendidas,e para piorar a situação,muitas vezes na forma de humor. Dessa maneira,a banalização da figura da  mulher torna-se ainda mais preocupante e revoltante numa sociedade dita racional.    A objetificação da mulher na publicidade representa,portanto ,um retrocesso na sociedade atual.É um questão de educação,se ninguém for adepto a marcas que usarem desse meio apelativo como forma de propaganda,essa publicidade simplesmente não existiria.A solução para este problema está então na conscientização da população.Pode-se utilizar o mesmo meio dessas propagandas,por exemplo.O governo poderia fazer comerciais,panfletos e outdoors,de modo a informar a população sobre o real significado dessas publicidades.O que tem por trás disso,quantas mulheres lutaram e,ainda lutam na conquista pela equidade gênero e,uma banalização do corpo feminino representa algo retrógrado.