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Enviada em: 27/08/2017

Durante muito tempo a mulher tem servido como estratégia de "marketing" para determinado produto cujo publico-alvo, em sua maioria, é composto por homens. Diante disso, nos últimos anos, devido ao espaço que o gênero feminino vem conquistando na sociedade, seja no cenário político ou nos meios de comunicação, o debate ao assunto vem ganhando força.  Outrora, em meados do século passado, propagandas mais sutis já vinham chamando atenção do público masculino. A exemplo disso, a famosa cena protagonizada pela atriz Marilyn Monroe, em que seu vestido levanta ao vento, despertando a imaginação dos rapazolas. A atriz se tornou um "sex simbol" por muitos anos, e de lá para cá as propagandas ficaram cada vez mais explícitas e a imagem da mulher na publicidade se restringia a um objeto de desejo para os homens.   Outrossim, não seria diferente no Brasil, onde por muito tempo as mulheres preenchiam os "outdoors" em que apareciam expondo o corpo magro e sarado, nas propagandas de alguma marca de cerveja. Tal publicidade ocorre não só no meio midiático, mas também no corporativista, no qual muitas empresas contratam profissionais femininas com base em critérios implícitos de determinado padrão de beleza.     A partir daí, surge a necessidade de incentivar a reflexão que objetive descaracterizar a objetificação das mulheres acabando com os padrões de uma sociedade machista e dando espaço à diversidade e a tolerância aos diferentes estilos, seja na forma do corpo, na cor da pele ou no penteado.    Em síntese, faz-se necessário o debate nas salas de aula a respeito do assunto, sensibilizando os alunos de modo a refletir sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, como profissional, como cidadã, como alguém que merece respeito. A mídia também cumpre uma importante função podendo trabalhar a ideia de diversidade, seja nas propagandas ou nas novelas, atribuindo às mulheres papeis que vão além dos esteriótipos de corpo e rosto bonito. E também o Estado, aplicando sanções aos meios de publicidade que denigrem a imagem da mulher.