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Enviada em: 06/09/2018

A Revolução Industrial, no século XIX, trouxe avanços para a alimentação; uma situação que  também acarretou problemas de abastecimento, empobrecimento da população e êxodo rural. Nesse contexto, em face da luta brasileira contra os problemas de saúde, bem como os altos índices de produtos industrializados e a falta de produtos alimentícios nas escolas, são alguns fatores que interferem nos desafios da alimentação no Brasil.       A Magna Carta brasileira de 1988, garante direitos à alimentação saudável para os cidadãos. Entretanto, o dia-a-dia das pessoas tem sido acelerado, e por isso, os produtos industrializados, ultra processados e comidas rápidas, tonaram-se refeições principais, o que desenvolve a carência alimentar destes indivíduos. Assim, riscos à saúde são comuns, por exemplo, doenças cardiovasculares e o câncer. Recentemente, um estudo da Universidade de São Paulo analisou que o aumento do consumo de alimentos ultra processados mostrou que é a causa 10% dos casos de câncer, em específico o câncer de mama - fonte BBC News Brasil. Dessa forma, é necessário que haja um esclarecimento de maneira mais ampla e intensificada para a população sobre o consumo dos alimentados citados.         Somando a isso, têm-se o fato de que o descaso governamental frente às escolas públicas com a merenda destinada aos alunos, é ineficiente e reflete na má alimentação das crianças. Assim, o setor escolar não se adequa em ser o principal agente para auxiliar no desenvolvimento alimentar, uma vez que é o local em que ensina a necessidade de ter uma alimentação saudável para evitar doenças como a diabetes e hipertensão. Infelizmente, o Brasil é onde a fome traz problemas sociais, mas as escolas não oferecem as refeições de forma adequada devido à falta de verba do próprio Estado. Destarte, crianças e adolescentes das escolas públicas ficam sem a alimentação, especialmente aquelas que estão fazendo sua primeira refeição por conta da desnutrição  e a carência alimentar em casa. De acordo com o G1, no Maranhão, as crianças encontram-se sem merenda nas escolas públicas, sendo estas liberadas mais cedo, situação que é inaceitável. Eis a razão da conscientização da população em relação a vida educacional, pessoal e emocional das crianças e adolescentes.        Mediante aos fatos elencados, percebe-se que há um desfalque na alimentação dos brasileiros. Portanto, para torna-la eficaz, o Ministério da Educação deve criar projetos nas escolas públicas e privadas para estimular os alunos, especialmente na educação infantil, para que cada um saiba desenvolver hábitos alimentares, o que vai ensinar o porquê de não comer alimentos industrializados e suas consequências, isso ocorrerá por meio de nutricionistas e endocrinologistas. Afinal, esta alternativa com a ação conjunta da sociedade e o governo melhorará a alimentação no Brasil.