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Enviada em: 26/09/2018

Em meados da década de 40, as franquias de lanches rápidos --denominadas "fast foods"-- cresceram deliberadamente ao redor do mundo, com o Fordismo sendo aplicado para aumentar a eficiência da produção. Hodiernamente, no Brasil, desafios voltados à alimentação, tornaram-se uma problemática alarmante ao país, por exemplo, a distribuição de alimentos com baixo teor nutricional nas escolas. Essa situação preocupante, está relacionada à falta de iniciativa governamental e, por sua vez, os alunos dessas instituições tendem a sofrer um detrimento no desempenho acadêmico.    Sob esse viés, a princípio, nota-se que o descaso do Governo brasileiro é um fator determinante para postergação no combate ao desenvolvimento de uma boa alimentação nas escolas, uma vez que não fornece, em boa parcela, para elas merendas com a nutrição necessária para o cotidiano dos estudantes, deixando-os na posição de precisarem trazer o lanche de casa. Essa perspectiva, para o pensamento do contratualista John Locke, configura-se em uma violação do "contrato social", porque o Estado não cumpre com o seu dever de assegurar que esses cidadãos gozem de seus imprescindíveis direitos (como o direito à alimentação de qualidade). Tal relato reflete-se na ínfima fiscalização, e na ausência de produtos adequados, medida que, se tomada, atenuaria essa situação.    Em consequência disso, os estudantes encontram inúmeras dificuldades em variados âmbitos de suas vidas. Um exemplo comum é a diminuição no aprendizado pedagógico, devido à distribuição de refeições com baixo teor nutricional aos refeitórios escolares, especialmente os custeados pelo Poder Público, pois sem uma quantidade mínima de substâncias, como a glicose, esses indivíduos decrescem muitas das vezes no quesito aprendizagem. Essa conjuntura, para os ideais de Anísio Teixeira, educador brasileiro, caracteriza-se como uma falta de democracia, já que para Anísio só existirá democracia no Brasil quando existir investimento nos colégios públicos do país, desse modo, prejudicando os jovens que vivem ausentes desse recurso.   Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Governo providencie uma melhora no desenvolvimento alimentício dessas instituições, por meio da criação de departamentos voltados ao controle dos refeitórios, com a implementação de fiscalizações nesses locais, feitas regularmente (em um período de quinzena). Ademais, esse agente deve garantir a utilização de produtos com alto grau de qualidade, tanto de lanches como de água potável, e a inserção de nutricionistas para acompanhar a produção da merenda, a fim de assegurar aos alunos uma alimentação saudável, e uma formação pedagógica plena. Poder-se-á, assim, condicionar aos estudantes brasileiros um avanço no desempenho socioeducacional do país, e construir a democracia mencionada por Anísio Teixeira.