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Enviada em: 18/07/2019

O documentário norte-americano ‘’Supersize me - A dieta do palhaço’’ expõe o protagonista se alimentando por um mês, somente, com‘’fast-foods’’ de uma marca muito influente em todo o mundo, enfatizando sempre os males que essa ‘’dieta’’ causa na vida dele. A partir da discursão que o documentário incita é possível perceber o quanto que a alienação feita por empresas de alimentos rápidos atinge, assim como, suas consequências na saúde do consumidor, realidade que pode ser vista no Brasil contemporâneo.   Sob esse viés, é indubitável que, a publicidade é um dos principais influenciadores na alimentação dos brasileiros. Segundo os filósofos da Escola de Frankfurt, a indústria cultural massifica os costumes de um povo por meio da mídia. A partir disso é possível observar que, as propagandas de alimentos sempre usam recursos como frases que no imperativo, supostos estados mentais de prazer ao consumi-los e principalmente, propagandas enganosas, que focam, principalmente, no publico infanto-juvenil, tendo em vista a vulnerabilidade dessa faixa etária. Dessa maneira, principalmente as crianças estão comendo cada vez mais essas comidas não saudáveis, fazendo perpetuar um mau hábito alimentar ao longo da vida, que posteriormente trarão consequências desagradáveis.   Ademais, no que se refere a danos á saúde devido a má alimentação, é mister listar as doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e a obesidade que de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde aumentou 60% em 10 anos no Brasil, essas ameaçam, segundo o médico oncologista brasileiro Dráuzio Varela, ao Brasil se tornar um país assim como o Estados Unidos, que tem as maiores redes de ‘’fast-foods’ -como é mostrado no documentário ‘’Supersize me’’- do mundo, um território onde a expectativa de vida diminuiu devido aos errôneos hábitos alimentares da população.   Destarte, diante da problemática da alimentação na sociedade brasileira, é mister que, o Ministério da Educação em conjunto com as escolas públicas e privadas do Brasil, realizem debates acerca da alienação das marcas de comidas rápidas, apresentando também, os problemas de saúde causados pelo consumo excessivo desses alimentos, através de palestras com médicos, nutricionistas e pedagogos, a fim de que desde a infância a população brasileira tenha criticidade acerca das propagações midiáticas e não se torne alienado dela, assim como esta, não mais massifique os costumes do povo, como a Escola de Frankfurt relata. Assim os desafios da alimentação no Brasil podem ser controlados.