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Enviada em: 20/08/2018

"Absortos, silenciosos, observando as sombras no fundo da caverna como se essas fossem de fato a realidade." Essa é a descrição da alegoria da caverna de Platão, mas se encaixa perfeitamente no que se refere à negação da sociedade brasileira de enxergar o grave problema da efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Dessa forma, necessita-se discutir como que a negligência do governo e o trabalho infantojuvenil corrobora para que essa problemática não seja sanada.    De acordo com o filósofo "contratualista" Thomas Hobbes, definiu-se a ideia de que as pessoas abririam mão de suas liberdades individuais do "Estando de natureza" para adentrar no "Estado de sociedade" como forma de garantia de ordem. Não obstante, quando o governo não cumpre o seu papel abre precedente para que ocorra a evasão escolar. Tal cenário ocorre devido à falta de planejamento e a má administração no que tange a educação, como falta de transporte escolar e colégios públicos precários.      Além disso, nota-se que o trabalho infantil contribui para perpetuação dessa problemática. Isso decorre do século XIX, quando a sociedade recém-industrializada passou a contratar crianças nas fábricas pelos baixos salários pagos. Por consequência, a sociedade acabou incorporando, naturalizando, e reproduzindo ao longo do tempo esse comportamento. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra Por Domicílio, mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho no Brasil, de modo que prejudica o desenvolvimento social e escolar delas.      Portanto, compete ao Poder Executivo promover políticas públicas, por meio de supervisionamento das ações e controle dos gastos públicos, observando se todo o dinheiro está sendo encaminhado aos devidos fins, com o propósito de fornecer uma educação de qualidade aos infantes, por exemplo, o fornecimento de transporte escolar para quem mora longe. Ademais, o Ministério da Educação, em associações com acadêmicos do ramo da pedagogia, deve criar palestras e atividades interativas que mostrem aos pais a importância dos estudos, com objetivo de diminuir a incidência de trabalho infantojuvenil.