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Enviada em: 25/08/2018

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces". A frase, do filosofo grego Aristóteles, exprime a ideia de que a educação já bem sedimentada no futuro é esplêndida, mas os meios até chegar nela são tortuosos. Analisando esse conceito atrelado a contemporaneidade, nota-se que quando se refere aos direitos da criança e do adolescete é pertinente lembrar que é explicitado que se torna proibido qualquer tipo de agressão ou método de tortura e também a existência dos direitos humanos fundamentais como, saúde, educação, lazer e a convivência familiar e comunitária. Ademais, referente a essa temática torna-se indubitável a questão em como é difícil criar um filho nos presentes dias.  Sob esse viés, podem-se citar as inúmeras dificuldades socioeconômicas vividas que dificultam a prática dos direitos em sua plenitude como, pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e não conseguem dar uma parcela desses direitos, o sistema de saúde falho que possui vários déficits estruturais e econômicos, a falta de espaços de lazer com atividades gratuitas e de fácil acesso a população e, por fim a péssima educação que permite o aluno sair da escola sem alguns conhecimentos básicos e sem prepara-lo para o vestibular, esses obstáculos ficam mais evidentes e afetam diretamente a qualidade de vida desse fragmento da sociedade.   Dessa forma, o resultado desse processo é uma sociedade que tem dificuldades em proporcionar esses direitos básicos ao corpo social, sendo o direito a educação o mais evidente e prejudicado donde muitas crianças estão matriculadas em instituições de ensino, mas isso não significa educação de qualidade. É necessário que toda criança receba educação primária de qualidade para que no futuro possa ter as mesmas oportunidades, porém é bastante visível que isso não ocorre devido à segregação espacial que cresce todo dia.  Dessarte, ainda é explícito que os direitos não são disponibilizados a todos e que a educação pode ser um método de melhoria de muitos aspectos. Portando, devem ser feitas destinações de verbas pelo Ministério da Educação para a melhoria do salário dos educadores e de infraestrutura em todas as escolas do território brasileiro, com o intuito da valorização dos professores e uma melhoria na formação do corpo de preceptores para melhorar a capacitação e com o progresso da infraestrutura e dos professores o Brasil terá uma educação que beira a boa qualidade.