Materiais:
Enviada em: 10/10/2018

TEMA: Alimentação Saudável nas Escolas.              Segundo o filósofo Friederich Hegel, todo homem é profundamente moldado pela sociedade e pelo período histórico em que vive. Nesse sentido, de acordo com o pensamento acima, a realidade brasileira tem apresentado, desde os anos 70, um aumento no índice de obesidade infantil, em decorrência dos maus hábitos alimentares adquiridos com a Era dos "Fast-Foods". Isso se deve, principalmente, em virtude das instituições de ensino e da negligência familiar.           Convém destacar, a priori, que as crianças da atualidade não estão recebendo orientação correta a respeito da importância em adquirir práticas alimentares saudáveis. Essa conjuntura ocorre, principalmente, em razão do não cumprimento nas escolas das diretrizes que regulamentam a alimentação escolar. Isso ocorre pois, majoritariamente, essas instituições apenas repassam de forma automática o conteúdo sobre alimentação saudável, sem considerar a importância em garantir a efetiva aplicabilidade dos ensinamentos aprendidos em sala. Outrossim, a falta de incentivo do núcleo familiar, principal ambiente de convívio das crianças, é outro aspecto que corrobora com a problemática.             Em consequência disso, as crianças têm seu direito à saúde - assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - desrespeitado em razão de ser apresentado apenas teoricamente. Nesse sentido, é evidente a inoperância da escola e da família no apoio à adesão de métodos alimentares saudáveis e, por conseguinte, no bem-estar dos menores. Dentro dessa lógica, assim como cita o físico Isaac Newton, um corpo não altera seu estado caso uma força maior não atue sobre ele. De modo análogo, a situação problemática citada anteriormente só será solucionada com uma planejada interferência, por meio da proposta a seguir.                Diante do exposto, cabe ao Ministério da Educação, aliado às esferas municipais e estaduais, elaborar um projeto educacional obrigatório, realizado anualmente, em todas as escolas do país, que envolva os alunos desde as séries iniciais e também os pais. Para tanto, ele será executado por meio de palestras, de exposição de frutas e verduras, além de especialidades confeccionadas com esses alimentos (saladas, sucos, tortas, entre outros). Dessa forma, os objetivos do programa são garantir que os conteúdos aprendidos sejam postos em prática, juntamente com a participação e o auxílio da família, além de difundir, desde a infância, que comidas saudáveis são muito importantes para o crescimento dos pequenos e que podem ser saborosas e diversificadas. Assim, por meio dessas alternativas, o incentivo aos bons hábitos alimentares moldará a alimentação das crianças da atualidade, conforme o pensamento de Hegel.