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Enviada em: 22/10/2018

TEMA: Obesidade Infantil        Segundo o filósofo Friederich Hegel, todo homem é profundamente moldado pela sociedade e pelo período histórico em que vive. Nesse sentido, de acordo com o pensamento acima, a realidade brasileira tem apresentado, desde os anos 70, segundo o IBGE, um aumento no índice de obesidade infantil em decorrência dos maus hábitos alimentares adquiridos com a Era dos "Fast-Foods". Isso se deve, principalmente, em virtude da negligência não só da família, como também das instituições de ensino.        Convém destacar, a priori, que as crianças da atualidade não estão recebendo orientação correta a respeito da importância em adquirir hábitos alimentares saudáveis. Essa conjuntura ocorre, principalmente, em razão do não incentivo do núcleo familiar, principal ambiente de convívio das crianças, à adoção de práticas saudáveis. Isso ocorre pois, majoritariamente, os pais também possuem uma alimentação irregular e, por convívio, a tendência é que esse costume se perpetue entre os filhos. Ademais, outro fator que corrobora a problemática é a não garantia nas escolas da aplicabilidade do conteúdo ensinado sobre alimentação saudável no cotidiano dos alunos. Sob esse viés, caso nada seja alterado, em 4 anos o índice de obesidade infantil irá superar o de desnutrição no Brasil, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).        Em consequência disso, as crianças têm seu direito à saúde - assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – desrespeitado, em razão de ser apresentado apenas teoricamente. Nesse sentido, é evidente a inoperância do aparelho estatal no combate a obesidade infantil e, por conseguinte, na garantia dos direitos às crianças. Dentro dessa lógica, assim como cita o físico Isaac Newton, um corpo não altera seu estado caso uma força maior não atue sobre ele. De modo análogo, essa situação problemática só será resolvida com uma planejada interferência.         Diante do exposto, medidas são essenciais para resolver esse impasse. Logo, cabe ao Ministério da Educação, aliado às esferas municipais e estaduais, elaborar um projeto para ser executado em todas as escolas do país, que envolva os alunos e também seus pais. Para tanto, ele deve executado por meio de palestras, de exposição alimentos saudáveis e derivados naturais (como sucos e saladas). Dessa forma, com esse programa, a aprendizagem será colocada em prática, em colaboração com o auxílio da família, além de mostrar para crianças que um alimento saudável também pode ser saboroso.  Assim, por meio dessas alternativas, o incentivo aos bons hábitos alimentares moldará a alimentação das crianças da atualidade, conforme o pensamento de Hegel.