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Enviada em: 02/11/2018

Com o avanço dos meios de comunicação e informação, ficou mais fácil a busca de ajuda relacionada à uma boa alimentação com dietas, dicas e incentivo à uma melhor qualidade de vida. Contudo, fatores como a falta de tempo e a escolha pelo conforto e a prazeres momentâneos ainda são a preferência da maioria e com isso os problemas de saúde da população vêm aumentando a cada dia, como: obesidade, diabetes, colesterol e tantos outros problemas que podem acarretar a morte.    Além de que, com a ascendência do capitalismo pós segunda guerra mundial, houve um aumento da produção de alimentos industrializados, como também a criação e um rápido aumento nas redes de fast food. Principalmente, porque as pessoas passaram a trabalhar cada vez mais, precisando de praticidade para facilitar suas vidas, pois é mais prático comprar o alimento pronto do que precisar fazer todo o processo, desde a compra até o preparo.     Mais ainda, parafraseando com o sociólogo Zugmunt Bauman, vivemos em tempos líquidos, em que o hedonismo e o imediatismo predominam sobre a preocupação com o futuro. Ou seja, muitas vezes as pessoas preferem os prazeres momentâneos a ter que se preocupar com os problemas a longo prazo, que são as doenças.     Com isso, a publicidade têm um forte poder de influência sobre as pessoas, estimulando cada vez mais a sociedade de consumo, com propagandas criativas que persuadem o interlocutor, fazendo com que o individuo passe a ter interesse no produto, como as redes de fast food: Mc Donalds, Burger King, Bobs, entre outros. Porém, não há esta mesma influência com relação à produtos saudáveis e/ou orgânicos, além dos altos preços dos mesmos, o que dificulta o acesso e o interesse da população para com esses produtos.    Portanto, é preciso que o governo facilite a compra de produtos orgânicos, financiando a produção de pequenos produtores e, consequentemente, diminuindo o preço dos produtos, tornando acessível para a população. Além disso, é preciso que a mídia se posicione de forma à ajudar as pessoas, incentivando uma boa alimentação e a prática de atividade física, informando os perigos de uma má alimentação, para que haja a conscientização das pessoas.