A importância de respeitar os limites da linha na redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Tem gente por aí cometendo um erro que compromete muito a estética do texto e atrapalha, até mesmo, a leitura do corretor: ultrapassar o limite da linha. Pensando nisso, elaboramos esse post, para que você entenda a importância de respeitar os limites da linha na redação. É uma dica bem simples e rápida, mas muito importante. Portanto, atenção! 🙂

Número de linhas disponíveis

Todo vestibular que cobra um texto do candidato disponibiliza, é claro!, um espaço para que ele seja redigido. No Enem, por exemplo, o aluno recebe uma folha de rascunho e uma folha definitiva. As duas possuem 30 linhas e uma margem ao redor, que delimita o espaço.

As 30 linhas são suficientes para que você escreva um bom texto, dividido em parágrafos e mantendo-os em uma boa proporção.

Por que não se deve ultrapassar o limite da linha?

Bom, o próprio nome já diz: limite. Regra. Além disso, quando você ultrapassa o limite da linha, demonstra desorganização e um precário planejamento do projeto do texto, afinal, você não calculou bem o que dizer de acordo com o espaço disponível.

Consequências

Geralmente, as palavras que ultrapassam o limite da linha ficam espremidinhas ali para caber, o que pode torná-las ilegíveis. Assim, você terá pontos descontados por quebra da estrutura e incoerência.

Dicas e sugestões para você se organizar melhor e otimizar o espaço disponível:

  • Divida o número de linhas pelo número de parágrafos que quer fazer.

Exemplo: se você quiser que o seu texto tenha 4 parágrafos, estabeleça que introdução e conclusão terão 7 linhas, enquanto os outros dois parágrafos, de desenvolvimento, terão 8 cada. Pronto, fechou a conta! 😉

  • Dentro de cada parágrafo, tenha atenção quanto ao tamanho dos períodos.

Não deixe que eles ultrapassem 3 linhas. Assim você conseguirá redistribuir melhor as ideias e fazer retomadas para garantir a fluidez textual.

  • Faça a divisão silábica

Para quem fica ultrapassando o limite da linha pra não ter que fazer a separação silábica da palavra, cuidado! É importante saber dividir as palavras! Temos um post completo sobre o assunto para que você não tenha mais dúvidas e faça a divisão sempre que precisar. Acesse-o AQUI.

Por fim, atenção a esses detalhes, pois eles fazem toda a diferença para que você alcance a tão sonhada nota 1000 na redação, hein?!

Até a próxima e bons estudos! 🙂

Vamos debater sobre?