Possíveis temas de redação Enem 2019 - fotografia de uma mão escrevendo em uma folha com uma lapiseira. Sobre a mesa também há um caderno, uma caneca e diversas outras folhas.

Possíveis temas de redação Enem 2019: fique por dentro dos 14 palpites dos nossos especialistas!

Roberta Firmino Dicas de Redação

Se você também está ansioso e com um pouco de medo da redação do Enem, não se preocupe: você não é o único.

Essa etapa da prova é sempre um enigma e motivo de desespero para grande parte dos estudantes. Afinal, ela tem um grande peso na nota final e acaba impactando bastante nos resultados dos vestibulandos.

Mas, no final das contas, o que todo mundo quer é chegar no exame preparado, certo?

Pensando nisso, nossos especialistas analisaram os contextos sociais mais relevantes e compilaram os 14 possíveis temas de redação Enem 2019.

É importante estudar o maior número possível de assuntos para ganhar repertório de conhecimento e praticar sua escrita com temas diferentes. Assim, há menos chances de você ser pego de surpresa no dia da prova.

Nós vamos falar um pouco sobre cada um dos 15 possíveis temas neste artigo. Então, se ajeite aí na cadeira e já abra o seu caderno para anotar os assuntos que você precisa ficar de olho neste ano! Preparado?

Gif de um homem mexendo um óculos à frente de seus olhos. Seus olhos estão desproporcionalmente grandes em relação ao seu rosto por conta do grau das lentes e, conforme os óculos são colocados para frente e para trás, o tamanho dos olhos é alterado.

1. 30 anos da Constituição Cidadã: avanços e retrocessos

Em outubro do ano passado, a Constituição Cidadã completou 30 anos. Ela deveria ser leitura obrigatória para nós, brasileiros, mas a linguagem não é tão próxima daquilo que estamos acostumados a ler.

Por isso, grande parte das pessoas afirmam desconhecê-la totalmente ou saber pouco sobre o texto. E olha que ele é importantíssimo, já que garantiu a volta da democracia ao Brasil e dos direitos que mudaram a vida de todos os seus cidadãos!

E aí ficam os questionamentos: sem conhecer o documento que garante nossos direitos, como cobrá-los? Estamos avançando em relação ao que está ali definido para nós, ou retrocedendo?

Esse é um dos possíveis temas de redação Enem 2019 pois a data comemorativa é próxima do Exame. Trata-se de um assunto bastante atual e que nos leva a pensar criticamente sobre a configuração contemporânea da nossa sociedade.

Se você já quiser começar a praticar, é só acessar a nossa proposta de redação sobre os 30 anos da constituição!

2. Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Esse é um assunto muito sério. Afinal, uma prática tão enriquecedora e de entretenimento se tornou, em muitas situações, sinônimo de intolerância, hostilidade e até morte!

O esporte vem lá da antiguidade. Inicialmente, como uma atividade de recreação e de comunicação, unindo pessoas.

Mas, infelizmente, a essência de integração e de cooperação perdeu espaço para um sentimento de superioridade e competitividade exagerada, levando aos casos de violência.

Como solucionar esse impasse? Já parou pra refletir sobre? Então, sugerimos que você pesquise dados a respeito e pratique o tema, ele é bastante relevante para cair na redação do Enem 2019.

3. A importância de valorizar a população indígena

Como você verá neste tópico e no próximo, a questão indígena é outro dos possíveis temas de redação Enem 2019. Nesta sugestão dos nossos especialistas, você deverá abordar a importância da valorização dessa população, que lutou muito contra o seu extermínio quando o Brasil foi colonizado e continua lutando até os dias de hoje.

Atualmente, a identidade indígena faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade e os integrantes desses povos são reconhecidos como sujeitos de direito.

E você, já pensou sobre a importância de valorizar a população indígena? Nós sugerimos que você também esteja por dentro desse tema!

4. Desafios para a educação da população indígena no Brasil

A educação indígena deve ser pensada sempre de modo a respeitar as especificidades culturais e a preservar as tradições desses povos. Ela tem se tornado um tema cada vez mais relevante nos vários países que foram colonizados e onde ainda existem os habitantes de origem.

Esse possível tema teria como expectativa o aluno desenvolver um texto que discute os desafios para a educação da população indígena no Brasil, expondo os impasses enfrentados por essa população e propondo ações para que a educação seja mais eficiente.

Também preparamos uma proposta para você treinar o tema sobre educação da população indígena!

5. A alimentação na rede pública de ensino

A alimentação escolar é uma importante política estratégica para enfrentar um dos problemas sociais mais sérios: a nutrição precária decorrente da má alimentação.

Nesse sentido, o Brasil tem um programa muito importante e que serve de modelo para outras nações: o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Esse programa define parâmetros para uma alimentação saudável. Além disso, temos que ter em mente que muitos estudantes tem como única refeição o que comem na escola.

Mas aí entra o grande problema: desvio de verba destinada à merenda escolar. Um assunto bem polêmico, que pode estar entre os possíveis temas da redação Enem 2019. Comece agora a praticar sua argumentação sobre a alimentação na rede pública de ensino!

6. As consequências da pirataria para a sociedade

Que os produtos falsificados geram milhões em prejuízo e violam os direitos de compra e venda no comércio brasileiro não é uma grande novidade.

Essa espécie de corrupção vai desde as coisas mais básicas, como um filme ou uma música que você baixa, até réplicas de jóias, relógios e sapatos de marca que podem, por exemplo, serem vendidos como originais.

Imaginou o prejuízo que a pirataria pode causar? O assunto é pauta muito relevante e possível de cair na prova. Uma boa oportunidade para você citar os novos recursos de venda de conteúdo no modelo streaming, como Netflix e Spotify!

Quer saber mais sobre alguns dos temas que abordamos até aqui? O Axwell Godoi falou sobre eles no vídeo abaixo. Confira!

7. A importância da democracia para o desenvolvimento da nação

Esse é mais um tema relacionado à Constituição de 1988, que, junto com o retorno da democracia após o fim da ditadura militar apresentado no artigo 14, que estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” , também trouxe diversos direitos trabalhistas e sociais para os cidadãos brasileiros.

Mas, para além disso, a constituição também teve um papel econômico muito importante para o Brasil. Isso porque os constituintes fortaleceram a estrutura do Estado e estabeleceram alguns monopólios, como o das comunicações e dos recursos hídricos.

8. Cibercondria: a doença da era digital

Você já ouviu falar sobre cibercondria? Trata-se de uma união dos termos “ciber” e “hipocondria”, representando uma doença psicopatológica relacionada à ansiedade gerada a partir das pesquisas que fazemos na internet sobre saúde.

Sabe quando abrimos um artigo sobre alguma doença e começamos a achar que apresentamos os sintomas apontados? Calma, isso não quer dizer que você tem cibercondria, mas ela está relacionada à obsessão causada pelas buscas online sobre saúde.

Então, apesar de todos os benefícios proporcionados pela internet não só para a comunicação e o acesso à informação, mas também para a saúde, é importante estar atento a esse tipo de questão.

Como se trata de um assunto tão atual, é importante que você esteja atento a mais esse possível tema de redação para o Enem 2019! Por isso, procure saber mais e se aprofundar no conteúdo para ficar preparado.

9. Intolerância e discurso de ódio contra minorias

Se você está sempre atento às redes sociais e costuma usar bastante a internet, provavelmente já ouviu esses termos por aí. Isso porque se tratam de assuntos cada vez mais em alta e debatidos por estudantes, pesquisadores, ativistas, professores, dentre outros.

Inclusive, se você se recorda bem, um desses assuntos esteve presente na edição do Enem em 2016: a intolerância religiosa.

Aproveite para estudar mais sobre o assunto e acompanhar os debates sobre o tema. Esse é mais um dos possíveis temas de redação Enem 2019 e você precisa estar por dentro para desenvolver um ótimo texto!
Esse também é um dos possíveis temas de redação Enem 2019. Então, não deixe de estudar sobre o assunto e treinar os seus textos!


10. Impactos da escassez de água no século XXI

A preservação do direito humano à água é um tema tão atual e importante que a “segurança hídrica” foi reforçada na agenda de debates do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Isso aconteceu por conta da escassez e necessidade de luta pela água em diversos países.

A desigualdade na distribuição desse recurso natural e a sua escassez tem sido tema preocupante por conta da necessidade da água para os usos pessoais e domésticos de cada pessoa.

Para se preparar para esse possível tema, pesquise e estude dados e políticas que estão sendo realizadas nesse sentido. Busque por informações que possam fortalecer a sua argumentação e te deixar tranquilo para uma ótima redação!

11. Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil

O autismo é uma síndrome que possui uma quantidade relativamente alta de ocorrência, mas que foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) só em 1993.

Quem apresenta essa síndrome tem o comportamento e aspectos da comunicação afetados. Até hoje, o diagnóstico do autismo é impreciso. E tudo isso ocorre por conta do pouco conhecimento que ainda temos sobre a questão.

Também por causa disso, ainda existem muitos desafios relacionados à inclusão de pessoas com autismo no Brasil. E esse é um dos possíveis temas de redação Enem 2019!

Confira um exemplo de redação sobre o assunto aqui!

12. Desafios para reduzir os casos de assédio sexual

Os números acerca da violência contra a mulher impressionam a cada ano. E, sempre que uma nova pesquisa na área é lançada, percebemos a necessidade de retomar o debate público sobre esse assunto tão grave.

Além disso, um dos tipos de violência contra a mulher com grande ocorrência é, justamente, o assédio sexual. Para você ter uma noção do que estamos falando, 85% das mulheres que participaram de uma pesquisa realizada pela campanha “Chega de Fiu Fiu” afirmaram já ter tido seus corpos tocados sem autorização em espaço público.

Esse é um tema atual que pode cair na redação do Enem 2019. Você já está preparado para falar sobre isso? A nossa dica é: procure analisar o contexto em que estamos inseridos, procure por pesquisas e organize seus argumentos para se sair bem no assunto.

13. Violência urbana no Brasil

De acordo com o atlas da violência 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil tem uma taxa de homicídios trinta vezes maior do que o continente europeu, de acordo com a quantidade de assassinatos cometidos no país em 2016 (62.517). Essa informação te assusta?

E tem mais: se pararmos para calcular a quantidade de mortes violentas na última década, chegamos a um resultado de 153 assassinatos por dia.

Agora vamos a alguns números sobre esse tipo de assassinato: a maioria deles atinge homens jovens e também aponta a desigualdade racial no Brasil, já que 71,5% das pessoas que sofrem morte violenta são negras ou pardas.

Já deu para entender a gravidade da situação, certo? E esse também se trata de um dos palpites dos nossos especialistas para temas de redação Enem 2019.

Então, você já sabe: prepare-se para a nota mil se informando sobre o tema e tendo a maior quantidade de informações possível em mãos.

14. Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Aí está mais um tema que quem está por dentro das questões debatidas atualmente inclusive nas redes sociais já está sabendo: a vacinação.

Com a queda dos números relacionados à vacinação no país, principalmente em crianças com menos de cinco anos, o Ministério da Saúde passou a destinar mais recursos para a área. Se trata de uma das grandes preocupações do momento e um dos objetivos do Ministério é disseminar informações sobre o assunto.

Por isso, esteja atento às discussões relacionadas à vacinação e procure se aprofundar também no assunto para esse possível tema.

Nós sabemos que a redação é um enigma para todo mundo. Mas estar atento aos principais temas do momento, principalmente quando eles são destacados por especialistas que estão atento à área há alguns anos, é fundamental para se sair bem.

Por isso, aproveite esses 15 possíveis temas de redação Enem 2019 que separamos para você estar o mais preparado possível no dia da prova. E, para já começar a praticar, aproveite o nosso ebook gratuito com 10 passos para escrever uma redação nota mil!

Banner de divulgação do ebook gratuito “10 passos para escrever uma redação nota mil” para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-10-passos- para-nota-1000

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.