Como fazer uma redação: proposta de Intervenção

Daniele Batista de Paula Dicas de Redação

Para quem está se preparando para o ENEM 2019, um dos focos de maior concentração de estudos costuma ser a redação, que não apenas pode definir sua colocação em programas de acessibilidade ao estudo, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) já utilizado pela grande maioria das universidades federais do país, como melhorar sua qualificação em outras universidades públicas ao redor do país.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) surgiu como uma forma de avaliar o estudante que termina o Ensino Médio, mas ganhou cada vez mais importância com sua utilização até mesmo para substituir as provas de vestibular seriadas já tradicionais em diversas instituições. Por este motivo, saber desenvolver uma boa redação torna-se de extrema importância, mas assusta diversos candidatos, pois exige domínio da norma escrita e também de técnicas de construção e interpretação textual. Um dos maiores vilões na hora de construir sua redação do ENEM está na Proposta de Intervenção.

proposta de intervenção

O Que é Proposta de Intervenção?

A redação do ENEM segue um modelo de construção textual chamado dissertativo-argumentativo, que não apenas exige que o candidato saiba demonstrar conhecimento sobre o tema, dissertando a respeito do assunto proposto, mas também exige a apresentação e defesa de uma ideia para solução do problema apresentado.

Esta solução exigida, que deve ser apresentada pelo candidato, recebe o nome de Proposta de Intervenção, pois tem como finalidade apresentar um caminho para resolver da melhor maneira possível o problema em discussão.

Este modelo de redação, por não ser praticado pela maior parte da rede escolar brasileira, em especial pelas escolas da rede pública de ensino, apresenta um grau de dificuldade que intimida aos candidatos. Muitos deles se perdendo na proposta da redação, sendo que, não apresentar uma boa proposta de intervenção, ou então fugir dela, representa uma grande queda na nota final recebida pelo texto.

Para poder driblar e vencer este grande vilão das redações do ENEM, seguir algumas dicas pode ser de grande ajuda.

Como vencer o problema da Proposta de Intervenção?

Para conseguir compor um texto de qualidade, que siga o modelo dissertativo-argumentativo e cumpra todos os requisitos e habilidades exigidas na prova do ENEM, sem errar na proposta de intervenção, o candidato deve estar atento ao seguinte:

  • Sua proposta de intervenção deve ser trabalhada no texto: Utilize as linhas que possui para desenvolver bem o tema e a solução que está apresentando.
  • Não fuja do foco: Um dos maiores problemas é fugir do foco, seja uma fuga total do tema, que resulta em uma redação zerada, até o tangenciamento, que é a abordagem do tema de maneira superficial. Mantenha o foco no tema e na solução, desta forma, sua proposta de intervenção poderá ser melhor trabalhada.
  • Pense em viabilidade: Sua proposta deve ser viável e plausível. Não adianta tratar de um tema como, por exemplo, criminalidade, defendendo que os criminosos condenados devem receber pena de morte, o que é impossível por nossa legislação, ou que devem ser enviados para outro planeta, o que é impossível devido à limitações tecnológicas. Sua proposta deve ser razoável, viável e plausível. Uma proposta coerente faz toda a diferença.
  • Volte sempre para a proposta de intervenção: Não deixe para tratar da solução apenas nas últimas linhas, desenvolva sua proposta durante o texto e fortaleça sua posição nos últimos parágrafos.

Com estes cuidados, a construção de um bom texto se torna muito mais simples, além de ser possível vencer o maior vilão da redação, que mais abaixa as notas em todo o Brasil.

Venha para a Imaginie e aprenda como fazer uma redação!


Vamos debater sobre?