Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da regularização e da fiscalização de transportes aquáticos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Uma lancha clandestina com passageiros, incluindo crianças e idosos, naufragou na região de Belém. Bombeiros realizam buscas com embarcações e mergulhadores para encontrar pessoas desaparecidas na água.
Em coletiva de imprensa, o Governo do Pará corrigiu os números informados inicialmente. A embarcação transportava 82 pessoas e 63 delas foram resgatadas ou conseguiram se salvar. O Governo informou que 11 pessoas morreram e 8 estão desaparecidas.
A empresa responsável pelo barco não tinha autorização para transporte intermunicipal e saiu de um porto clandestino.
Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/09/08/embarcacao-de-passageiros-naufraga-naregiao-de-belem.ghtml/>
TEXTO II
O Ministério Público Federal em Marabá iniciou investigação civil sobre as condições da travessia fluvial entre os municípios de São Geraldo do Araguaia, no Pará e Xambioá, no Tocantins. A única ligação entre as cidades é pelo rio Araguaia e a balsa que faz a travessia está em péssimas condições, segundo foi constatado pelo MPF após vistoria realizada na terça-feira (17).
O serviço é de responsabilidade da concessionária Pipes (Pedro Iran Pereira do Espírito Santo), mas a fiscalização é de competência federal, porque o Araguaia é um rio que atravessa cinco estados brasileiros.
A procuradora da República Nathalia Mariel de Souza Pereira e o promotor de Justiça Agenor Andrade fizeram vistoria na balsa e constataram imediatamente uma série de irregularidades. Não existe banheiro na embarcação, nenhum mecanismo de acessibilidade
para deficientes físicos, não há coletes suficientes para todos os passageiros e nenhum para crianças, nem local para se guardarem malas. Esses e outros problemas serão investigados no inquérito civil.
Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/11/mpf-abre-inquerito-sobre-condicoes-precarias-dotransporte-fluvial-de-maraba.html/>
TEXTO III
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2018/07/31/embarcacoes-naufragadascomecam-a-ser-removidas-do-porto-de-santos-sp.ghtml/>