Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A substituição do caderno por notebooks e tablets: evolução ou atraso cognitivo?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Estudo aponta que fazer anotações à mão é mais vantajoso para o aprendizado
Foi-se o tempo em que a professora perguntava se podia apagar o quadro. Antes disso, o aluno já teria fotografado ou printado a tela da aula on-line. No entanto, a prática da anotação manual do conteúdo traz muitos benefícios, como a melhoraria da linguagem escrita e aumento da compreensão de texto.
Pesquisadores do The Journal of Learning Disabilities afirmaram que o ato de escrever à mão envolve a mente de modo diferenciado. Por isso, é uma das melhores formas para fixar a memorização das informações. Dessa maneira, quando o estudante escreve no caderno pontos que achou interessante na aula melhora as suas chances de reter o que foi estudado de forma mais fácil. Tal explicação está no fato de que quando a pessoa escreve no papel fica focada no que está fazendo.
Uma dica importante para quem está treinando Redação é priorizar a escrita no papel. Isso porque os programas de escrita no computador acabam exigindo menos atenção na correção das palavras, tendo em vista que eles fazem isso automaticamente. Além disso, escrever à mão traz benefícios cognitivos ótimos para a melhoria da compreensão dos assuntos, segundo pesquisa publicada na revista Psychological Science, que revelou que os alunos que fazem anotações à mão têm melhor desempenho nas notas.
Logo, embora possa parecer mais trabalhoso ou até mesmo perda de tempo, estudar fazendo anotações à mão no papel é um dos melhores hábitos, comprovado por estudos, para memorizar, compreender e melhorar a linguagem.
Disponível em: https://midiamax.uol.com.br/midiamais/2020/estudo-aponta-que-fazer-anotacoes-a-mao-e-mais-vantajoso-para-o-aprendizado/
TEXTO II
Notebooks em sala de aula atrapalham mais do que ajudam
Notebooks e tablets estão cada vez mais presentes na sala de aula, mas a eficácia deles é questionável: se por um lado podem ser vistos como ferramenta de auxílio quando usados de forma específica pelos professores, por outro eles parecem trazer mais problemas do que benefícios durante as classes. Muitos professores nos Estados Unidos têm banido esses aparelhos em suas classes. E por boas razões.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Universidade de Michigan analisou o uso de computadores em uma sala de aula em que o professor utilizou ferramentas específicas, como anotações em apresentações, gravação de áudio e envio de perguntas e respostas; em outras oito salas de aula, os grupos usaram computadores sem qualquer ferramenta específica de ensino.
No grupo que usou as ferramentas, 60% dos alunos afirmaram que o uso do notebook ajuda a mantê-los envolvidos na aula, e 53% acreditaram que ajudou a aprender mais. Nos outros grupos, a proporção foi 39% e 40%, respectivamente, enquanto 75% disseram passar mais tempo em atividades não relacionadas ao aprendizado, como e-mail e redes sociais. Já o uso de notebook pelos colegas foi apontado como a maior distração para 46%
dos alunos.
Mesmo quando usados para anotações relacionadas à aula, notebooks podem não ser a ferramenta mais indicada para melhorias de desempenho: de acordo com estudo publicado na revista de psicologia Psychological Science, anotações escritas à mão auxiliam na retenção de informação e reforçam a memória, já que é preciso entender o professor, processar a informação e então condensá-la a uma anotação. Por outro lado, quando os estudantes transcrevem as aulas diretamente em um documento de texto virtual, esse processo é reduzido.
O desempenho dos alunos em longo prazo também é afetado pelo uso de laptops durante as aulas. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o uso constante piora o desempenho em provas e exames.
Já na Universidade Estadual de Winona, em Minnesota, nos Estados Unidos, alunos do curso de psicologia tiveram a opção de levar notebooks para as aulas, sem o uso de ferramentas específicas de ensino. Os dados coletados indicaram que 64% dos alunos usaram notebooks, na maior parte do tempo para anotações, e-mails e redes sociais. O maior ponto de distração indicado pelos estudantes foi o uso pelos colegas próximos a
Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/notebooks-em-sala-de-aula-atrapalham-mais-do-que-ajudam-7zbrqrms1gj94wpgdht98ojm2/