Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativoargumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para conscientizar os brasileiros sobre a importância da saúde dermatológica”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Engana-se quem acredita que o dermatologista é quem cuida apenas da pele — o maior órgão do corpo humano. Essa especialidade é muito ampla, abrangendo os cabelos, unhas e todos os tecidos que podemos classificar como epiteliais. Desse modo, o cuidado do médico vai além do que imaginamos. Essa área da medicina atravessa a estética, trazendo qualidade de vida ao paciente. Por isso, saber quando procurar um dermatologista é fundamental para manter a saúde em dia.
Assim como frequentamos o dentista, clínico geral, ginecologista, entre outros, devemos consultar um dermatologista. Procurar esse profissional é muito importante para avaliar,
diagnosticar, prevenir e tratar inúmeras doenças, lesões e surgimentos de qualquer alteração na pele, cabelos, unhas e afins. Por isso, esteja sempre atento às mudanças de seu corpo, a fim de saber exatamente quando procurar um dermatologista para manter a sua saúde em dia. Assim, além de evitar complicações, você ainda pode resolver problemas estéticos que lhe incomodam, não apenas garantindo o bem-estar, como também melhorando a autoestima. Por isso, não deixe de buscar um profissional apto e qualificado para atender às suas expectativas.
Disponível em: <https://blog.partmedsaude.com.br/quando-procurar-um-dermatologista-entenda-aqui/> (adaptado)
TEXTO II
Disponível em: <https://m.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/10/1930618-brasil-mantem-indices-muito-altosde-doencas-de-pele-infecciosas-endemicas.shtml>
TEXTO III
As doenças mais comumente tratadas nos consultórios dermatológicos são acne e outras doenças inflamatórias, infecções fúngicas (micose) e bacterianas (impetigo, furúnculo) e tumores cutâneos. Por se tratar de especialidade clínico-cirúrgica, é permitido que o mesmo profissional detecte o câncer de pele e o trate em uma única consulta, diagnostique a lesão e a remova com exatidão etc. As alterações dermatológicas, no entanto, podem ser muito mais complexas e profundas.
A pele e seus anexos (cabelos e unhas) são a interface do interior do corpo humano com o meio externo, possibilitando, assim, o diagnóstico precoce de diversas doenças sistêmicas.
A queda de cabelo pode ser o primeiro sinal de alterações da tireoide, por exemplo. Manchas escuras em áreas de dobras, como pescoço, axilas e virilha, podem evidenciar o diabetes (resistência insulínica) ainda em fase inicial, podendo ser revertida mais fácil e precocemente.
A acne de surgimento tardio obriga investigação das taxas hormonais. Uma lesão nova pode evidenciar metástase cutânea de tumores de outras origens, como de mama e linfomas. Assim, a análise criteriosa desse gigantesco órgão significa detecção precoce e maior chance de cura. A observação das unhas também traz informações valiosas sobre o funcionamento de órgãos internos. Unhas meio a meio são observadas nas alterações renais; unha em colher sugerem alterações cardíacas ou deficiência de ferro. O descolamento distal muitas vezes está associado à psoríase articular.
Disponível em: <https://mealthclinic.com.br/noticias/beneficios-dermatologia-estetica/> (adaptado)