Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Debate sobre o complexo do “branco salvador”.”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
“[…] Você já parou para pensar que nessas fotos ‘generosas’ da branquitude, nós não sabemos quem são as crianças, não entendemos o contexto da situação? Sequer sabemos se a foto foi feita com o consentimento dos responsáveis daquele menor. Esse tipo de ação faz com que tenhamos a impressão de que existem ali os “coitados” e as “heroínas ou heróis”. Isso é o que chamamos de “complexo de branco salvador” (do inglês “white savior complex”). Quando um branco acredita que pode salvar a miséria do mundo (que seus antepassados ajudaram a construir) e aproveitam dessa situação para expor estes pequenos corpos pretos nas redes sociais, eles estão colaborando para reforçar estereótipos, como os de que África é um continente miserável e que os africanos são incapazes de sobreviver sem a ajuda dos brancos. Quando na verdade, a branquitude e seus sistemas de estrutura de dominação e poder são os grandes responsáveis pela desigualdade social e racial no mundo.”
Disponível em: <https://noticiapreta.com.br/o-mito-do-branco-salvador-exalta-a-generosidade-da-branquitude-e-a-miserabilidade-da-negritude/amp/>
TEXTO II
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12159/educacao-garante-mais-acesso-a-cultura-do-que-renda-diz-pesquisa>
TEXTO III
“[…] O salvador branco não quer ajudar o pobre a se tornar médico, ele quer vender suas vacinas e ser reconhecido por isso.
Então não há como individualizar a ação, mesmo pessoas bem intencionadas, dentro dessas estruturas colonizadoras, se tornam salvadores brancos. Pois quando elas postam suas fotos, contribuem para o estereótipo de inferioridade do outro.
O salvador branco compensa a si mesmo com o senso de caridade e não é capaz de perceber quando ele está exterminando, com seu grupo, a essência cultural de um povo, suas tradições e seu orgulho próprio.”
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12159/educacao-garante-mais-acesso-a-cultura-do-que-renda-diz-pesquisa>