Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Guerra entre Rússia e Ucrânia: impactos do conflito para o Brasil e o mundo”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Rússia x Ucrânia: especialista explica origem do conflito e seus impactos econômicos
Conflito entre Rússia e Ucrânia impacta economia mundial.
Nos últimos dias, a imprensa nacional e internacional vem acompanhando a guerra entre as potências europeias sob a interferência dos Estados Unidos. Economicamente, sabe-se que o valor do petróleo será afetado, além da sanção de uma série de reajustes tributários. Apesar do conflito está entre os principais assuntos em todo o mundo, ainda há parte significativa da população que não compreende suas motivações e impactos. (…)
A chance de um confronto direto entre essas duas potências é mínima, no entanto o jogo ideológico sempre vai existir, faz parte de uma (des)ordem mundial. Que prejuízos econômicos a nível local (Ucrânia e Rússia) e global pode ocorrer, em um mundo que está saindo de dois anos difíceis de pandemia pelo coronavírus?
Quando a economia mundial estava deixando a UTI, e se deslocado para enfermaria devido às consequências da pandemia da COVID19, o risco de piora é eminente, devido ao conflito no leste europeu. O conflito é geograficamente regional, no entanto as consequências econômicas são globais, isso devido a uma integração e cooperação entre os países que se aliaram e se organizaram em blocos econômicos. Inflação elevada, menor crescimento, distúrbios no comércio global e alterações cambiais são algumas das consequências imediatas atreladas ao conflito. A Ucrânia é um país de economia baseada na exportação de commodities, como por exemplo soja, milho, minério de ferro e o gás neônio, esse último que é usado em lasers que fazem parte do processo de fabricação de chips, se configura como uma problemática para a indústria de tecnologia mundial. Com a redução da produtividade ucraniana, os produtos brasileiros e de outros países com mesmas características, podem se valorizar no mercado internacional e gerar ainda mais lucro ao agronegócio. Por outro lado, o setor primário do Brasil, necessita dos fertilizantes que são produzidos em território russo, sendo assim com a diminuição da chegada desses fertilizantes o agronegócio brasileiro pode sentir os impactos de uma baixa na produção, influenciando em toda cadeia produtiva. Não podemos esquecer que a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo mundial, que inclusive o barril tende achegar a 130 dólares, trazendo assim um considerável aumento no preço dos derivados, isso será sentido em escala global.
Disponível em: https://fdr.com.br/2022/03/02/russia-x-ucrania-especialista-explica-origem-do-conflito-e-seus-impactos-economicos/ (adaptado)
TEXTO II
A guerra cibernética paralela entre Rússia e Ucrânia
Semanas antes dos ataques militares da Rússia escalarem para a atual intensidade e força de destruição em terra, a Ucrânia já era alvo de ações no ciberespaço. Já é realidade um novo tipo de conflito: a guerra híbrida.
Além de tanques e mísseis, os hackers agora são parte integral de ofensivas que visam desmantelar a infraestrutura de um país e gerar choques de efeito psicológico na população.
No domingo (27/02), o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse que o site oficial da embaixada (que fica sob a estrutura de internet do governo ucraniano) e o e-mail dos funcionários estavam fora de operação devido a “ataques cibernéticos maciços”. Tkach disse que a embaixada está respondendo aos contatos pelas suas páginas nas redes sociais.
Duas semanas atrás, o governo ucraniano informou que quatro importantes websites – dois ligados às forças militares e dois pertencentes ao sistema bancário do país – sofreram um ataque conhecido como DDoS (Distributed Denial of Service ou, em inglês, ataque distribuído de negação de serviço). Nesse tipo de ação, hackers geram artificialmente uma carga de acesso muito acima da capacidade da página para que ela fique indisponível aos usuários.
Ao menos um dos ataques, como revelou a BBC, foi ligado a hackers amadores que se identificavam como “patriotas russos”. Essa comunidade de hackers, a princípio sem ligação com o governo Putin, também enviou 20 mensagens a escolas ucranianas com ameaças de bomba. Outra investida foi o envio em massa de mensagens SMS aos celulares da população ucraniana dizendo que todos os caixas eletrônicos no país estavam inoperantes para saque – uma informação falsa. O governo russo negou em comunicado qualquer envolvimento nessas ações e afirmou que nunca conduziu e não conduz nenhuma operação “maliciosa” no ciberespaço.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60551648 (Adaptado)
TEXTO III
Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/opiniao/34200/carlos-latuff-e-na-ucrania-o-gigante-despertou