Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A influência do espaço virtual nas campanhas eleitorais”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
“A propaganda eleitoral no rádio e na TV tem suas definições específicas em relação ao tempo disponível para cada candidato, porém, em uma outra plataforma de comunicação, todos correm em pé de igualdade na busca pela proximidade com o eleitorado. Ainda que nos meios de comunicação tradicionais o tempo de propaganda política seja um fator poderoso na hora de definir o voto do brasileiro, as mídias sociais têm sido uma crescente fonte de informação para o eleitor, e muito do que gera atenção no meio virtual acaba virando notícia nos meios de comunicação tradicionais. Dessa forma, as campanhas têm usado as mídias sociais como ferramenta estratégica para chamar a atenção dos eleitores. Este ano, temos mais um ano eleitoral pela frente. Certamente, as redes sociais seguirão como grandes personagens para a campanha eleitoral. No entanto, é esperado uma menor facilidade para o uso de estratégias inadequadas para a manipulação do povo, pois as plataformas sociais estão investindo cada vez mais em mecanismos para barrar falsos conteúdos e perfis.”
Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2022/05/11/eleicoes-x-rede-sociaisuma-mistura-que-merece-cautela.html> (Adaptado)
TEXTO II
“A possibilidade de impulsionar uma propaganda eleitoral nas redes sociais durante o período eleitoral em 2018 foi uma das grandes novidades no conjunto de normas admitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil. A prática foi a única modalidade de propaganda eleitoral paga na internet permitida no processo. A definição de “impulsionamento de conteúdo” na legislação e nas resoluções do TSE é pouco precisa, o que gera consequências diversas, mas pode-se entender por impulsionamento a compra de publicações patrocinadas no Facebook ou o pagamento ao Google por melhores ranqueamentos de páginas nos resultados de busca da plataforma. No ranking de tipos de gastos gerais das campanhas, impulsionamento de conteúdo foi o 10º maior. O item perdeu, por exemplo, para gastos com publicidade por meio de material impresso, locação de veículos e combustível; mas ficou à frente de categorias como pesquisas ou testes eleitorais, publicidade por jornais e revistas, ou ainda produção de jingles, vinhetas, slogans e sites.”
Disponível em: <https://internetlab.org.br/pt/noticias/um-balanco-da-propagandaeleitoral-paga-na-internet-em-2018/.> (Adaptado)
TEXTO III
Disponível em:<https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/redes-sociais-influenciam-voto-de-45-da-populacao-indica-pesquisa-do-datasenado> (Adaptado)