Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A questão do plágio na contemporaneidade”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O plágio pode acontecer de diferentes formas, desde citações sem a menção do autor original até a apropriação de conceitos desenvolvidos por outras pessoas e apresentadas como inéditas ou próprias. O plágio é uma prática criminosa segundo consta na Lei nª 9.610/98 que trata dos direitos autorais. A Lei assegura ao autor o direito ao uso e distribuição de sua criação que pode ser textual, audiovisual, comercial etc. A cópia integral ou parcial de obras pode resultar no recolhimento dos materiais que contenham o plágio e até mesmo indenização ao autor plagiado. Plagiar é um ato criminoso!
É importante conhecer as maneiras corretas de utilização de conteúdos de terceiros, evitando todo e qualquer tipo de plágio. Todos os formatos de plágio são passíveis de punição legal, independente da cópia ser integral (como se alguém copiasse inteiramente o texto de outro autor) ou estar presente em apenas um parágrafo em que não foi devidamente citado o autor original.
Disponível em: <https://ifsc.edu.br/post-intercambistas/4604625/o-que-pode-ser-considerado-pl%C3%A1gio> (Adaptado)
TEXTO II
O hit “Somebody That I Used To Know” é plágio de uma música brasileira – o que caracteriza o uso de sample sem autorização. Composta e lançada pelo cantor australiano Gotye, a música tornou-se um dos maiores sucessos do ano passado e ganhou o prêmio de “Gravação do Ano” no Grammy Awards.
Segundo informações do jornal “Courier Mail”, da cidade de Brisbane, Gotye concordou em pagar a quantia de US$1 milhão por usar o sample da canção “Seville”, lançada pelo brasileiro Luiz Bonfá, que faleceu em 2001. Gotye também deverá adicionar Bonfá nos créditos da faixa como co-compositor no registro na APRA (Australasian Performing Right Association).
TEXTO III
Disponível em:<https://blog.contentools.com.br/marketing-de-conteudo/a-traducao-de-um-conteudo-e-considerada-plagio/>