Funcionado com a primeira lei de Newton, a lei da inércia, onde intitula que um corpo só permanece parado até uma força agir sobre ele, mudando seu estado. Analogamente, a crise da mobilidade urbana v...
Foi durante a República Populista que Juscelino Kubitschek, conhecido pelo seu lema "50 anos em 5", promoveu a construção e melhoria de rodovias no território nacional, sendo essa uma forma de incenti...
No mandato de Juscelino Kubitschec ( 1956-1961), como presidente do Brasil, a partir do desenvolvimento do plano de metas, 50 anos em 5, ele investiu na implantação de indústrias automobilísticas ince...
De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito de ir e vir, assegurado pelo Estado. Contudo, a crescente crise da mobilidade urbana brasileira priva a população desse direito t...
A Constituição Brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante o direito de ir e vir a todos os cidadãos. No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prát...
A crise da mobilidade urbana é um problema vivenciado pela maioria dos cidadãos das grandes cidades brasileiras. E, de acordo com o Jorna Correio Popular, em aproximadamente 8 anos a cidade de Campina...
A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. Desde o processo de Urbanização brasileira, a locomoção nos núcleos urbanos tem se tornado cad...
No Brasil, em decorrência da falta de criticidade de muitos cidadãos, tornou-se corriqueira a compreensão de que a crise na mobilidade urbana não afeta drasticamente a dinâmica atual. No entanto, embo...
O conceito de cidade inteligente é usado em diversos documentários e reportagens para mostrar, dentre outros fatores, o quão é eficiente a locomoção da população dentro da área urbana. Nesse sentido, ...
Durante o regime militar e o seu Milagre Econômico, o Governo de Getúlio Vargas, e o de Juscelino Kubitschek, muito foi investido em rodovias, a fim de desenvolver e conectar todos os hemisférios do p...
Os caóticos engarrafamentos "Todo o cidadão tem o direito de ir e vir" , segundo a Constituição Brasileira de 1988. Apesar disso, é inevitável o crescimento exponencial da situação problema em qu...
Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro do século xvii ao xxi, os desafios da mobilidade urbana, cresceu e consolidou de forma continua. Nessa perspectiva, surgiu a problemática evidente...
No livro "Utopia", do escritor inglês, Thomas More, é criado um local onde inexiste problemas sociais e o trânsito é perfeitamente fluido. Na realidade brasileira, entretanto, o aumento populacional, ...
Ouvindo Roberto DaMatta No limiar do século XXI, o Brasil convive com o desafio de enfrentar a pujante dificuldade de se movimentar nas suas cidades. Nesse sentido, é fundamental a garantia da mobil...
Segundo Hannah Arendt, "cidadania é o direito a ter direitos". Nesse sentido, um dos direitos fundamentais à plena existência em sociedade é o de ir e vir, posto que é essencial ao exercício de muitos...
Após a revolução industrial e o surgimento de novos modelos de produção de automotiva, ocorreu um crescente consumo por automoveis. Porém, esse aumento, refletiu, atualmente, em uma crise na mobilidad...
No Brasil, a mobilidade urbana intensificou a partir do Plano de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek. Nesse plano, constava uma série de medidas que visavam a manutenção e a ampliação das rodovia...
Mobilidade urbana no Brasil também pode ser sinônimo de –desafio-. Visto que, a grande quantidade de veículos individuais causa o inchaço do trânsito dificultando, deste modo, a locomoção nos grandes ...
83% dos entrevistados por uma pesquisa do IBOPE disseram que deixariam de usar o automóvel como modo primário de transporte caso houvesse uma alternativa de transporte público satisfatória. Na falta d...
Diariamente a população brasileira deixa seus aposentos para atender as mais divergentes tarefas. Para que esses afazeres se realizem, os indivíduos tem a necessidade de se deslocar a inúmeros locais,...
O desenvolvimento dos grandes centros populacionais do Brasil está atrelado ao crescimento e proliferação de indústrias no país. Essas, por sua vez, exigiram do poder público condições de escoamento e...
Carros, motos, ônibus. Esses são os meios de transporte mais comuns nas zonas urbanas brasileiras. Voltando-se para o passado, em 1930, tinha-se no Brasil uma concentração populacional majoritariament...
Foi no governo de Juscelino Kubitschek, com todos os esforços para a integração territorial brasileira e os incentivos à indústria automotiva que, começamos a nos tornar um pais rodoviarista. O panora...
No século XX, centros urbanos possuíam ruas estreitas que acomodavam um fluxo de pessoas e sua pequena parcela de automóveis, na década de 50, Juscelino Kubitschek iniciou a ampliação de rodovias por ...